O que faz um Neurocirurgião?
O QUE É UM NEUROCIRURGIÃO E QUAIS PATOLOGIAS ELE TRATA? Um neurocirurgião é o médico especialista no campo médico da neurocirurgia. A neurocirurgia é uma área altamente complexa que lida com patologias que afetam a medula espinhal, cérebro, coluna vertebral, sistema nervoso e nervos periféricos.
A neurocirurgia experimentou grandes avanços nos últimos tempos, fruto de um grande trabalho de pesquisa, bem como do progresso tecnológico.
O neurocirurgião trata a patologia cerebral, que varia de patologia vascular (hemorrágica e isquêmica), malformações do sistema nervoso e patologia tumoral (oncologia). Além disso, o neurocirurgião também é responsável por todo o sistema nervoso central, que inclui não apenas o cérebro e a medula espinhal, mas também a coluna (coluna cervical, coluna torácica e coluna lombar).
Com isso, estamos englobando todos aqueles problemas de saúde relacionados às hérnias de disco, tanto cervicais quanto lombares, problemas degenerativos da coluna , bem como as cirurgias relacionadas a essas patologias (artrodese lombar, discectomias, colopectomias, entre outras).
O neurocirurgião também realiza o tratamento cirúrgico da dor, dor refratária. Tais intervenções visam aliviar os sintomas da dor. Por sua vez, também trata da cirurgia de nervos periféricos, como aprisionamento de nervos no punho e cotovelo.
Dentro da especialidade médica de neurocirurgia, à qual os médicos acedem após seis anos de formação, existem algumas subespecialidades que requerem entre um e três anos de estudo, sendo elas:
Levando em conta que o neurocirurgião realiza e supervisiona todas as etapas que estão relacionadas ao atendimento e cura dos pacientes, e quais são as subespecialidades dentro da neurocirurgia que existem, podemos segmentar as doenças mais prevalentes em três grupos:
.